O QUE É “SEM”? (Search Engine Marketing)

Quando começamos a usar a Internet e entramos no meio dos blogs, começamos a encontrar tudo escrito por siglas e abreviações e acabamos ficando bem confusos em relação a isso. Quando nos deparamos com SEM, não é diferente. O significado é Search Engine Marketing e nada mais é do que técnicas de Marketing Digital que buscam deixar o seu site melhor posicionado em sites de busca, obtendo melhor posição e ficando entre os primeiros resultados em sites como Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

O QUE É "SEM"? (Search Engine Marketing)

O que é “SEM”? (Search Engine Marketing)

O SEM ou Search Engine Marketing, é dividido em duas técnicas que são:

  • SEO ou Search Engine Marketing: Consiste em diferentes técnicas que vão de construir conteúdo de qualidade, uso de links internos corretamente, fatores de dentro e fora do site, uso e otimização das redes sociais, customização do seu código HTML. Todos esses fatores e o uso correto deles são determinantes para que o seu site fique bem posicionado nos sites de busca. Esse é um método que obtém o resultado a longo prazo e gera uma grande quantidade de tráfego.
  • Links Pagos: No caso do Google, é a ferramenta Adwords. Você pode selecionar o seu conteúdo e focar nas principais palavras chaves relevantes a ele e fazer o anúncio de forma PCP (Pay per Click), você paga por cada clique em seu link. Boa parte do pagamento por clique vai para o Google. Essa técnica gera um resultado rápido para seu site.

Os links pagos são os links que quando você realiza uma pesquisa, eles ficam localizados mais a direita no campo de busca, elas aparecem conforme a palavra chave que o usuário busca. Fica mais bem posicionado quem paga mais, em alguns momentos, se tornando um verdadeiro leilão e fica melhor quem pagar mais, muitas das vezes levando a um leilão, onde pequenas empresas que querem anunciar e aumentar seu tráfego infelizmente não consegue competir com as grandes.

[box]

O retorno nesse tipo de anúncio é muito rápido, visto que você aparece em poucas horas nas buscas e o retorno pode ser em questão de horas para começar a fazer efeito. Como dito anteriormente, é um ramo que fica insustentável para pequenas empresas, porque o leilão acaba se tornando muito caro.

No caso do Search Engine Optimization, o investimento é bem menor em relação aos links patrocinados, porém, o resultado demora um pouco mais para sair. Todo o processo de “remontagem” do site pode ser demorado, mas você vai conseguir uma alta taxa de retorno com o passar do tempo, isso porque você não fica pagando pra estar em primeiro e ao atingir uma boa posição nas pesquisas, você pode se manter por muito tempo, gerando exposição da marca também. O lado “ruim” é que é um investimento ao longo prazo e os seus resultados podem demorar um pouco para sair, dependendo entre 2 a 6 meses, em alguns casos até mais. Isso porque é um fator muito variável, depende da indexação do Google. Essas são algumas das diversas dicas de Web Marketing que eu tenho pra você.

Agora que entendemos o que é SEM, que se divide em SEO e Links Pagos, vamos para ficar melhor entendido, dividir o Search Engine Marketing em duas partes, para não termos mais dúvidas:

  • SEO Interno: São as alterações que fazemos dentro do site, como dito anteriormente. As mudanças parecem bobas mas fazem uma enorme diferença para que seu site possa se posicionar bem. As principais mudanças são: Layout com código de HTML limpo, otimizar as URL, criação de links internose criar conteúdo personalizado, com uso de palavras chaves e etc.
  • SEO Externo: É a parte mais importante para o crescimento e desenvolvimento do seu site, basicamente composto por Link Building, é onde a referência dos sites faz o seu papel. Ter links em sites relevantes vai ajudar com que o Google entenda que o seu conteúdo é relevante, te deixando mais bem posicionado nos motores de busca. Pode ser comparado a nossa vida, ao vermos uma lanchonete em panfletos não damos muito valor a informação, mais se um amigo vier e falar dessa mesma lanchonete, nos faz querer visitar, porque é uma informação relevante. E é assim que o Google funciona, com informações de sites relevantes. Caso não saiba trabalhar com Link Building, pode acessar esse artigo.

Concluindo

E é assim que funciona o SEM (Search Engine Marketing), mas sempre fique atento porque o Google sempre inventa novas regras e caso o seu site não as cumpra, pode despencar diversas posições no campo de resultados. É sempre bom estar por dentro de todas as mudanças que o Google faz.

Um Forte Abraço

[box]

 

Quer Começar a Ganhar seus Primeiros 1.000 Reais como Afiliado com uma Estratégia Simples?

Douglas Souza

Jovem empreendedor digital está ajudando cada vez mais pessoas a conquistarem sua independência financeira.

Website: http://www.domadoresdanet.com

4 Comentários

  1. Olá
    Gostei do artigo, mas ao clicar no link “Caso não saiba trabalhar com Link Building, pode acessar esse artigo.” não achei o artigo, fui direcionado para outro blog, mas não para o artigo citado.
    Continuo gostando muito do seu conteúdo.
    abraço

  2. Oi Douglas, tudo bem? Eu confesso que não sabia o que era “SEM” apenas “SEO”. Eu adorei a explicação do seu artigo, muito bom o seu conteúdo! Está de Parabéns!

    PS: Estou adorando a série de vídeos que você está gravando para o Youtube! Estou acompanhando, inclusive, acredito que você viu a bateria de perguntas que deixei lá rs. 😉

    Sucesso e vamos avante!!!

    • Olá Nayara

      Hehe que bom que curtiu o artigo. Fico muito feliz que meu conteúdo te ajudou de alguma forma.

      Nossa que legal também que está curtindo os meus vídeos no Youtube, sim… inclusive estou recebendo diversas perguntas e vou responde-las em breve nos vídeos.

      Um Grande Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *